Biografia
Criado em 2005, o Duo Somniatis nasceu da amizade entre a flautista Sofia Silva e a pianista Margarida Prates e uniu o gosto de tocar em ensemble e de explorar o reportório concreto para flauta e piano. Para além do evidente prazer e da cumplicidade patentes nas suas apresentações, as duas intérpretes interessam-se pela diversidade de estilos e de épocas, procurando abranger reportório desde o período clássico à contemporaneidade, tocando com regularidade obras de compositores ainda vivos, portugueses e estrangeiros.

No seu currículo, o Duo Somniatis conta já com diversas actuações em Portugal, Espanha e França.
No seguimento do sucesso e da calorosa recepção francesa no Chatêau de Verges em 2014, o Duo desenvolveu novos projectos e novas parcerias, tanto em Portugal como além-fronteiras.
Em 2015, após realizar um concerto em Lyon, a crítica escreveu: Concerto emotivo, com melodias e ritmos de diferentes países que nos chegaram ao coração através de um duo de flauta e piano. (Jorge de Campos – Lusojornal e Association des Diplômés portugais en France).
Foi também em 2015 que o compositor português Sérgio Azevedo dedicou ao Duo uma obra.
Em 2016 o Duo Somniatis foi seleccionado, entre 1826 concorrentes, para as finais do Torneo Internazionale di Musica em Itália/Turim, na categoria de música de câmara, tendo obtido o 3º prémio.
Em Portugal, o Duo Somniatis tem sido regularmente convidado pela RDP/Antena 2 para efectuar recitais com gravação em direto.