PONTES ARTÍSTICAS
O projeto PONTES ARTÍSTICAS nasceu da parceria entre o Museu Nacional do Azulejo e o Duo Scherzo, constituído por Vera Morais (flauta) e Margarida Prates (piano).
Realizado no ano de 2024, este evento consistiu num ciclo de concertos de música clássica comentados, precedidos de breves visitas a espaços selecionados do museu.
O ciclo teve como foco principal a descoberta de eventuais pontos de ligação entre duas manifestações artísticas aparentemente tão díspares, quanto a cerâmica e a música. Desta ideia nasceu, assim, o título PONTES ARTÍSTICAS.
Foram realizados 4 concertos com 4 artistas diferentes, 4 instrumentos e 4 temas que se interligaram e conectaram estas duas artes.
A linha temática dos concertos obedeceu a uma linha cronológica, que se ligou às visitas ao museu, unindo-se assim estrategicamente linhas de pensamento artístico entre a azulejaria e a música, suscitando no público um enorme interesse, que correspondeu em crescendo, no que toca ao número de visitantes, de concerto para concerto.
O sucesso desta iniciativa traduziu-se na carta de recomendação do Duo scherzo à Museus e Monumentos de Portugal, escrita pelo diretor do Museu Nacional do Azulejo:
“O grande sucesso de público desta iniciativa muito deve à qualidade artística dos concertos, associada à mediação pedagógica e cativante feita durante os mesmos. (…) destacamos a mestria dos músicos aliada a performances em palco envolventes e marcantes (…) a competência, profissionalismo, versatilidade do Duo Scherzo e a dedicação no trabalho em equipa com o Museu consolidam o Duo como uma mais-valia e referência em projetos de mediação cultural que combinem a música, a Arte e a educação”. (João Pedro Monteiro, diretor do Museu Nacional do Azulejo, Janeiro de 2025)
No seguimento desta iniciativa, a Museus e Monumentos de Portugal convidou o Duo para replicar o projeto noutros museus de Portugal, estando neste momento a ser desenvolvidos contactos para novas parcerias.